FEATUREDGeralIkus LiuNews

Gregório Saldanha Pede A Governo Que Cumpra Promessa De Substituir O Nome Do Jardim 12 Novembro

Fahe Tutan

Naunil Media (Díli), O Presidente do Comité 12 de Novembro, Gregório Saldanha, pediu ao Governo que cumprisse a promessa feita anteriormente de efetuar a substituição do nome do Jardim 12 de Novembro de 1991 para jardim Sebastião Gomes, localizado em Motael.

O Presidente do Comité 12 de Novembro falava sobre o assunto, aquando do seu discurso de cerimónia da comemoração do dia 12 de Novembro que decorreu no cemitério de Santa Cruz, na passada quinta-feira (12/11).

“Pedimos ao Governo que substitua o nome atual do jardim em Motael para Sebastião Gomes, vítima do massacre de Santa Cruz em 1991, evitando, assim, a negação do lugar histórico. Recordo que o Governo prometeu que iria substituí-lo”, disse Gregório Saldanha.

O Presidente do Comité 12 de Novembro insistiu que o atual Executivo deverá proceder à sua substituição para que preserve a memória de Sebastião Gomes, salientando ainda o facto de o Governo não deixar arrastar esta questão por muito mais tempo.

Gregório lembrou ainda que Sebastião Gomes foi morto em outubro de 1991 por soldados indonésios, tendo mais tarde sido organizada uma marcha que juntou mais de duas mil pessoas até ao cemitério de Santa Cruz, em Díli.

O responsável pelo comité recordou também que Kay Rala Xanana Gusmão, então Primeiro-Ministro, lhe remeteu uma carta em 2013 a pedir-lhe que orientasse o Comité 12 de Novembro e atribuísse o nome ao jardim de Sebastião Gomes. Apm

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *